Ministro informa tema da redação do Enem e internautas reagem: “Jesus”
Publicação feita por Milton Ribeiro no Twitter gerou uma série de comentários. “Graças a Deus não fiz Enem este ano”, escreveu internauta
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, publicou em seu perfil no Twitter o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (21/11), e recebeu uma série de reações imediatas dos internautas.
O tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” foi o escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelas reações na internet, muitos foram pegos de surpresa e consideraram difícil o assunto.
Veja algumas reações:
representação visual de todo mundo q ta fznd enem agr
pic.twitter.com/XOo1ZX41AE https://t.co/lkB3C7hnim— carlos (@dogaftwrnoon) November 21, 2021
essa foi de lascar https://t.co/cU8rXJ7kKh
— daile (@dxisles) November 21, 2021
Se eu tivesse que fazer eu ia estar tão fudido kkkklkk sério https://t.co/mAtwxg2rXY
— Đąvıđ🏳️🌈⃤|📖: A Sociedade Do Anel (@DaviPau90779043) November 21, 2021
Mano, fui pesquisar e é um problema mt grave e mt triste, mas que é desconhecido, é mt relevante mas é uma informação que mt gente não tinha, é foda, espero que o texto de apoio ajude quem tiver fazendo https://t.co/5gxElRQfwr
— Broque oito e meio 🏁 (@_ricksccp) November 21, 2021
Que tema ruim , na moral !!
Quero ver um aluno do ensino médio dissertar sobre isso aqui em 30 linhas kkkkkkkkkkkk https://t.co/PpHeu4MAZm— ALAN 🌴🏳️🌈 (@alan_20201) November 21, 2021
jesus que capeta e isso https://t.co/fhoTiUtRnE
— ؘ (@renjunsopa) November 21, 2021
Gente ????? Eu nem entendi o tema kskskskksks ainda bem que não fiz, eu ia estar lá agr lendo várias vezes tentando entender esse tema, e iria entregar em branco kkkkkkkkkkkkkkkkk https://t.co/AExRWnVQa6
— Paulo 🖤 (@PASOHEFR) November 21, 2021
Uma internauta chegou a dar graças a Deus por não precisar mais fazer o Enem e disse, ainda, que não saberia como discorrer sobre o tema escolhido. Já outro apontou que trata-se de um assunto difícil para alunos de ensino médio.
A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo e com até 30 linhas. O material oferece textos de apoio para compreensão e entendimento dos estudantes.
O texto precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista e os critérios de correção estão detalhados na Cartilha do Participante.
Entre as razões que podem zerar a nota no exame em função da redação estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.