metropoles.com

Ministro pede que PF e Abin investiguem causas de apagão

Todas as regiões do Brasil foram atingidas pela falta de energia que afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN) nesta terça-feira (15/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME) - rascunho
1 de 1 Foto colorida de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME) - rascunho - Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), declarou, nesta terça-feira (15/8), que vai pedir para o Ministério da Justiça determinar que Polícia Federal (PF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investiguem a causa do apagão e identifiquem se houve falha técnica ou até mesmo interferência humana.

“Estamos oficiando o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a PF apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar onde ocorreu [a falha]. [Vamos] Encaminhar para que PF e Abin apurem eventuais dolos”, disse Silveira.

O ministro de Minas e Energia ressaltou ainda que a falta de energia foi causada por um “evento” no Ceará, mas a investigação deve apurar se há um segundo incidente em outras regiões do país.

“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões”, disse o ministro.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima não foi afetado pela falta de energia, porque não está interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A falta de energia causou transtornos em todas as regiões do país, com a paralisação do transporte público, a suspensão de aulas em escolas e o desligamento de semáforos. Foram seis horas de apagão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?