metropoles.com

Ministro em exercício da Fazenda sobre PIB: “Bastante satisfatório”

Dario Durigan, ministro em exercício da Fazenda, comemorou o resultado positivo do PIB do primeiro trimestre, de 0,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O ministro em exercício da Fazenda, Dario Durigan, comemorou nesta segunda-feira (27/5) o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB), de 0,8% no primeiro trimestre (de janeiro a março) deste ano. Durigan está na chefia da pasta enquanto o titular, Fernando Haddad, cumpre agenda na Europa.

“É mais um sinal concreto que a agenda vem se desenvolvendo num bom ritmo e na direção correta. O PIB cresceu, no primeiro trimestre de 2024, 0,8%, que me parece bastante satisfatório, em especial quando a gente olha para alguns detalhes, em especial a indústria da transformação e a alta do investimento no Brasil”, avaliou o secretário-executivo do ministro Haddad.

2 imagens
Dario Carnevalli Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda
1 de 2

Coletiva sobre as medidas compensatórias da desoneração da folha de pagamento no Ministério da Fazenda, com Dario Durigan

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 2

Dario Carnevalli Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Durigan ainda admitiu que “claro” que a situação no Rio Grande do Sul preocupa, em relação principalmente à arrecadação nos meses de maio e junho, mas ponderou: “Acho que, com as medidas de apoio, de auxílio ao estado que estão sendo feitas tanto pelo governo federal quanto pelo Congresso Nacional, a gente vai ver também uma recuperação do estado em um nível mais acelerado, acima da média nacional no segundo semestre”.

Fazenda aumenta projeção do PIB de 2024 de 2,2% para 2,5%

“Queria aqui comemorar o dado do PIB que saiu há pouco, me parece muito importante, mostrando que seguimos acima da média, surpreendendo, na direção correta”, completou.

Mais cedo, a Secretaria de Política Econômica da pasta informou, em nota oficial, que “restam incertezas a respeito da estimativa de crescimento para 2024” e salientou que, apesar da recuperação observada, a expectativa é de desaceleração no ritmo de crescimento no próximo trimestre (abril, maio e junho), “repercutindo a calamidade no Rio Grande do Sul”.

Resultado do PIB

Segundo divulgado na manhã desta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o quarto trimestre de 2023. Pela ótica da produção, os destaques foram os serviços (1,4%) e a agropecuária (11,3%), enquanto a indústria ficou estável (-0,1%). O número ficou dentro do consenso do mercado, que previa exatos 0,8%.

O PIB, que representa a soma dos produtos e serviços finais do país em determinado período, totalizou R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024. No mesmo período, a taxa de investimento foi de 16,9% do PIB, abaixo dos 17,1% registrados no primeiro trimestre de 2023. Já a taxa de poupança foi de 16,2%, ante 17,5% no mesmo trimestre de 2023.

Em relação ao primeiro trimestre de 2023, o PIB avançou 2,5%. A indústria (2,8%) e os serviços (3,0%) cresceram no período, enquanto a agropecuária (-3,0%) recuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?