metropoles.com

Alvo da PF, ministro do Trabalho é afastado do cargo pelo Supremo

Helton Yomura é investigado por concessão fraudulenta de registros sindicais. Foram expedidos mandados contra ele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edu Andrade/Ministério do Trabalho
Ministro do Trabalho ed
1 de 1 Ministro do Trabalho ed - Foto: Edu Andrade/Ministério do Trabalho

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (5/7) a terceira fase da Operação Registro Espúrio. O principal alvo é o ministro do Trabalho, Helton Yomura, que foi afastado do cargo por determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no gabinete e na casa dele.

O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) também é alvo de busca e apreensão. Policiais federais estão no gabinete do parlamentar no Congresso Nacional desde o início da manhã.

De acordo com a PF, o objetivo é aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. Foram identificados pagamentos para fraudar a concessão dos documentos que chegavam ao valor de R$ 4 milhões.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Gabinete do deputado federal

No total, os policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília e no Rio de Janeiro.

Além das buscas, a pedido da PF e da Procuradoria-Geral da República, serão impostas aos investigados medidas cautelares consistentes em proibição de frequentar o Ministério do Trabalho e de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta, bem como a suspensão do exercício do cargo.

As investigações e o material coletado nas primeiras fases da Operação Registro Espúrio indicam a participação de novos atores e apontam que importantes cargos da estrutura do Ministério do Trabalho foram preenchidos com indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, e a filha dele, Cristiane Brasil, além de Paulinho da Força (SD-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB) foram alvo das primeiras fases da operação. O ministro Helton Yomura é indicação do PTB.

O deputado Nelson Marquezelli estava na Câmara quando os policiais chegaram. Ele falou com a imprensa sobre a ação da polícia. Disse que a operação é legal e que deve ocorrer em gabinetes de outros deputados do partido. Confira:


Aguarde mais informações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?