metropoles.com

Ministro do STJ vê “comunismo” na regra da fila de adoção. Vídeo

O ministro João Otávio de Noronha afirmou que a genitora deveria ser a responsável por escolher quem ficará com o filho, não o Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de sessão da turma do SJ - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de sessão da turma do SJ - Metrópoles - Foto: Reprodução

Em sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desta terça-feira (9/4), o ministro João Otávio de Noronha disse que o fato de uma criança ir para um abrigo durante o processo de adoção seria “comunismo”. Ele também reforçou que a genitora deveria ser a responsável por escolher quem ficará com a tutela do filho, sem qualquer interferência do Estado.

“O Estado brasileiro é interessante, é ele que decide para onde vai a criança. O Estado. Não é a mais a mãe biológica […] não pode destinar um filho a quem ela entende confiar. Isso é comunismo, não é democracia. O Estado manda na pessoa, com a devida vênia. Isso para mim é algo insustentável”, afirmou o ministro durante a sessão.

Confira:

O ministro Marco Buzzi interrompeu o discurso de Noronha para informar que a lei de adoção passou pelo Congresso Nacional e é considerada “uma das principais políticas do poder Judiciário”, agindo contra a “compra e venda de crianças”.

Em resposta, Noronha disse: “Não importa, pois nem toda lei que passa no Congresso é constitucional”. Além disso, ele acrescentou que os possíveis casos de tráfico de crianças devem ser analisados individualmente.

“Não posso acreditar que abrigo é melhor que o lar. […] A política sacrifica o interesse do menor. Furar a fila fere interesse de quem está adotando, não do adotado”, afirmou o ministro.

Tá bombando





















Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?