metropoles.com

André Mendonça diz esperar que não haja “perseguição” contra Bolsonaro

André Mendonça, ministro do STF, defendeu “os mesmos direitos de defesa e de justiça para quem não pensa ideologicamente como nós”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro Fotografia colorida do ministro do STF André Mendonça. Ele é um homem branco, de meia idade, com cabelos curtos, grisalhos nas laterais e preto no centro. Usa óculos sem armação visível.
1 de 1 Ministro Fotografia colorida do ministro do STF André Mendonça. Ele é um homem branco, de meia idade, com cabelos curtos, grisalhos nas laterais e preto no centro. Usa óculos sem armação visível. - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta quarta-feira (28/6), que espera não haver “perseguição” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em caso de recurso no processo que pode torná-lo inelegível.

Na terça-feira (27/6), o relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, apresentou seu voto pela condenação de Bolsonaro. O julgamento deve ser retomado na quinta (29/6).

“Assim como nós não queremos perseguição para um lado, assim como se critica perseguição a certos atores políticos, nós não podemos, por conveniência ou circunstância, compactuarmos com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e de justiça para quem não pensa ideologicamente como nós”, afirmou o ministro, que não integra o TSE.

O ministro do STF fez a declaração em Portugal, onde participa do XI Fórum Jurídico de Lisboa. Mendonça disse esperar que o julgamento não deixe margem para acusações de perseguição a Bolsonaro.

“Não acompanhei o julgamento. Vi rapidamente pela imprensa. [Houve um] Voto numa direção prejudicial ao ex-presidente. O que espero é um julgamento justo”, disse André Mendonça.

Bolsonaro está sendo julgado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em 2022. Caso seja condenado, o ex-presidente pode ficar inelegível por até oito anos. Ele pode recorrer da decisão ao STF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?