metropoles.com

Ministro diz que ONS não encontrou causa técnica para apagão

Segundo o ministro Alexandre Silveira, “mais do que nunca” é necessária investigação da PF sobre apagão que deixou 29 milhões sem energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), declarou, nesta quarta-feira (16/8), que o Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não encontrou as causas técnicas pelo apagão que deixou cerca de 29 milhões de pessoas sem energia elétrica na terça-feira (15/8).

Silveira pediu ao Ministério da Justiça, na própria terça, a abertura de uma investigação junto a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para apurar as possíveis causas da falta de energia.

“Mais do que nunca é necessária a participação [da Polícia Federal], já que o ONS não apontou falha técnica que pudesse causar na dimensão que foi. Doutor Andrei [Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal] esteve comigo agora”, disse Silveira.

O ministro de Minas e Energia se encontrou com representantes da ONS para discutir as possíveis causas do apagão. Silveira informou que até o momento apenas uma falha foi detectada, ela aconteceu no sistema da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), ligada à Eletrobras, em Quixadá, no Ceará.

“A Chesf admitiu o erro que não protegeu o sistema adequadamente nessa linha de transmissão”, afirmou o ministro. No entanto, Silveira destaca que apenas o incidente no Ceará não seria capaz de causar o apagão dessa terça.

O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, se reuniu com Silveira e falou após o encontro que ainda não se pode afirmar que a falta de energia em todas as regiões do Brasil foi ocasionado por falha humana.

“ONS é órgão técnico, o RAP [relatório] é uma sequência de reuniões que são realizadas entre o ONS e agentes envolvidos. Faz análise técnica. Fator humano é fator analisado do ponto de vista técnico. Pode ter havido falha humana? Pode, mas hoje não podemos afirmar”, ressalta Ciocchi.

Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), pediu à PF que investigue as possíveis causas do apagão. “A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de ilícitos”, publicou o ministro em uma rede social.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também se encontrou com o ministro de Minas e Energia para discutir a investigação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?