metropoles.com

Ministro de Lula condena Dia do Patriota no RS: “Dia do golpista”

Ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, diz esperar que o STF derrube decisão de Porto Alegre, que cria a data em 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida bolsonaristas durante atos do 8 de janeiro 8/1 - metrópoles
1 de 1 imagem colorida bolsonaristas durante atos do 8 de janeiro 8/1 - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, condenou a lei da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) que estabelece o 8 de janeiro como Dia Municipal do Patriota. Em publicação nas redes sociais, nesta sexta-feira (25/8), o titular da pasta defendeu que a data deveria ser marcada como “o dia do golpista” ou da “tentativa de criar uma ditadura”.

O presidente da Câmara de Porto Alegre, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), promulgou, em 7 de agosto, a lei que estabelece 8 de janeiro como o Dia Municipal do Patriota no calendário dos cidadãos da capital gaúcha.

A data escolhida para comemorar o Dia do Patriota é o dia que entrou para história do país devido aos atos antidemocráticos à sede dos Três Poderes, organizados por golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja o post de Teixeira:

imagem twitter do ministro paulo teixeira - metrópoles

Dia do Patriota

De autoria do então vereador Alexandre Bobadra (PL) — o político bolsonarista teve a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação —, o projeto de lei foi proposto em 15 de março deste ano.

Tal medida poderia ter sido vetada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). No entanto, a ausência do chefe do Executivo fez o texto retornar ao Legislativo, onde foi promulgado por Sossmeier em 10 de julho e se transformou na Lei nº 13.530.

Agora, o novo “feriado” entra no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A primeira comemoração ocorre em 2024, quando os atos golpistas de 8 de janeiro completam um ano.

Clique aqui para ver a lei.

Atos antidemocráticos

Em 8 de janeiro de 2023, os prédios dos Três Poderes foram alvo de atos antidemocráticos quando um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro contestavam os resultados das eleições presidenciais de 2022.

Até o momento, Supremo Tribunal Federal (STF) considerou mais de 1,2 mil réus do total de 1.390 participantes dos atos golpistas.

Os atos antidemocráticos de 8 de janeiro também são alvo de investigações na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?