metropoles.com

Ministro de Lula beneficiou fazenda própria com orçamento secreto

O ministro Juscelino Filho teria direcionado R$ 5 milhões para pavimentar estrada que passa em frente às propriedades rurais de sua família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
Juscelino Filho
1 de 1 Juscelino Filho - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à própria fazenda, localizada no Maranhão.

A destinação dos recursos foi revelada pelo Estadão, e mostra uma rede de pessoas relacionadas ao ministro ligadas à obra. O dinheiro foi enviado para o município de Vitorino Freire, que é governado pela irmã do político, a prefeita Luanna Rezende.

Ministro das Comunicações de Lula “virou” negro nas eleições de 2022

A empresa contratada para fazer a obra foi a Construservice, que pertenceria a Eduardo José Barros da Costa, conhecido como Eduardo Imperador, que conhece Juscelino “há mais de 20 anos”, segundo o próprio ministro.

Quem apontou a relação entre a empresa e Eduardo Imperador foi a Polícia Federal, que em julho de 2022 o prendeu sob a acusação de pagar propinas a servidores federais para conseguir obras na cidade. Ele seria um sócio oculto da Construservice.

captura de tela de site mostra nota de empenho
Nota de empenho disponível no Portal da Transparência mostra que recurso foi indicado por Juscelino Filho

Por fim, a última pessoa envolvida foi o engenheiro indicado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para fazer a obra, chamado Julimar Alves da Silva Filho. Ele acabou sendo afastado sob suspeita de receber propina de Eduardo.

A Codevasf é controlada pelo União Brasil, partido do ministro das Comunicações. Ainda segundo a apuração do Estadão, a terra de Juscelino, chamada Fazenda Alegria, conta com uma pista de pouso para avião particular e um heliponto. O ministro comprou um jatinho em dezembro de 2019.

Procurado pelo Estadão, Juscelino Filho argumentou que as fazendas beneficiadas pela estrada são cercadas por “inúmeros povoados”.

“Considerar que a estrada de 19 km de extensão, que recebeu, sim, recursos de emenda do parlamentar, via convênio com a Codevasf, beneficiou apenas sua propriedade é no mínimo leviano, uma vez que a estrada liga os povoados de Estirão e Jatobá”, diz um trecho da nota enviada pela assessoria de imprensa do ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?