Ministro das Comunicações sai em missão internacional para tratar do 5G
Fábio Faria vai passar por Suécia, Finlândia, Coréia do Sul, Japão e China para visitar instalações e laboratórios de segurança cibernética
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, vai viajar nos próximos dias por cinco países que detêm capacidade tecnológica em 5G. O objetivo da missão internacional é colher percepções e subsídios de modelos internacionais para aprimorar o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil.
A previsão é de que o leilão do 5G seja realizado no Brasil fim do primeiro semestre de 2021.
Em ato com as normas para realização do leilão, publicado no fim de janeiro, o governo federal não impôs qualquer tipo de restrição à participação da empresa chinesa Huawei no leilão do 5G, apesar do discurso inflamado do presidente da República contra a China.
Os países pelos quais o ministro passará serão Suécia, Finlândia, Coréia do Sul, Japão e China. Serão visitadas instalações de acesso reservado, com demonstrações de aplicações civis e militares do 5G, e laboratórios de segurança cibernética.
O ministro anunciou que vai se encontrar com autoridades governamentais e executivos de empresas fabricantes de infraestrutura de telecomunicações, líderes do setor.
Vão com o ministro representantes dos Ministério da Defesa e das Relações Exteriores. Compõem ainda a comitiva o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, almirante de esquadra Flávio Rocha; e os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar.
A viagem terá duração de 10 dias, entre 2 e 12 de fevereiro.