metropoles.com

Ministro das Cidades sobre FGTS: “Fundo hoje vai muito bem, obrigado”

Ministro das Cidades, Jader Filho evitou falar sobre futuro do saque-aniversário do FGTS, mas defendeu “cuidado absoluto” com o fundo

atualizado

Compartilhar notícia

Ministério das Cidades
Jader-Filho
1 de 1 Jader-Filho - Foto: Ministério das Cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse nesta terça-feira (18/6) que sua pasta, junto da Caixa Econômica Federal, tem feito um acompanhamento “muito rígido” sobre a saúde financeira do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Qualquer tipo de soluço que possa acontecer obviamente nós agiremos de maneira imediata para poder corrigir a rota disso. Esse é o primeiro ponto. Isso é importante dizer: o fundo hoje vai muito bem, obrigado, mesmo com o saque-aniversário, mesmo com qualquer tipo de ação”, afirmou ele no evento CNN Talks, em Brasília, sobre crédito no Brasil.

Jader Filho frisou que a meta inicial do ano passado, em termos de financiamento habitacional, era a construção de 375 mil unidades e acabaram sendo construídas 491 mil. Neste ano de 2024, a projeção é de 550 mil unidades habitacionais. “Obviamente, para que a gente chegue nesses números, é porque o fundo está respondendo. Nós não estaríamos agindo dessa maneira para depois o fundo lá na frente o fundo ter problemas.”

Saque-aniversário

Sem se colocar explicitamente a favor ou contra a manutenção do saque-aniversário, o ministro defendeu outras alternativas de funding de investimentos, seja na habitação, seja na infraestrutura. “Esse é o ponto central. Se, de alguma maneira, o saque-aniversário ou qualquer ação… Eu não vou me referir especialmente ao saque-aniversário. Qualquer ação que possa gerar qualquer tipo de instabilidade num único fundo, eu repito, num único fundo… O Brasil precisa ter responsabilidade com isso”, prosseguiu ele.

Jader Filho também defendeu “cuidado absoluto” e responsabilidade com a saúde financeira do FGTS diante da responsabilidade dele. “O que está salvando hoje a habitação no Brasil é o Minha Casa Minha Vida. Não é propaganda de governo, são números.”

O saque-aniversário permite ao trabalhador retirar parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês de aniversário. Em caso de demissão, é possível sacar apenas o valor referente à multa rescisória — ou seja, não é permitido retirar o valor integral da conta.

Em fevereiro deste ano, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o governo enviaria ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) ou uma medida provisória (MP) para acabar com o saque-aniversário.

“O FGTS foi pensado como uma poupança para proteger o empregado em um futuro desemprego, casado com isso o papel de fundo de investimento”, salientou Marinho, classificando a impossibilidade de saque em caso de demissão como “um absurdo”.

Selic

No primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de junho, que define a taxa básica de juros do país (Selic), que hoje é de 10,50% ao ano, Jader Filho foi mais uma voz do governo a cobrar corte de juros:

“Qual o temor do Banco Central? Por que não reduzir a taxa de juros?”, questionou ele. “Por que não liberar o compulsório? Por que não reduzir a taxa de juros? Por que só dizer não, não, não, sem discutir a razão para o não?”, completou.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “não tem explicação a taxa de juros do jeito que tá”.

A decisão sobre a Selic será anunciada na quarta-feira (18/6). A expectativa da maior parte do mercado financeiro é de que o comitê do BC vai interromper as quedas, mantendo a taxa no patamar atual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?