Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional ao Amazonas e RS
Flávio Dino determinou que áreas com foco de tráfico de drogas e tensões acirradas receberão equipes da Força Nacional como reforço
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em ações nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul.
As equipes enviadas ao Norte do país atuarão na Operação Arpão, que lida com crimes de porte ilegal de armas, tráfico de drogas e ambientais.
Autorizei o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em ações nos Estados do Amazonas (Operação Arpão) e Rio Grande do Sul (Terra Indígena Guarita).
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 5, 2023
Enquanto isso, o grupo enviado para o Rio Grande do Sul trabalhará na Terra Indígena Guarita, que abriga mais de 8 mil caingangues.
Há um conflito no local desde 2021, quando houve uma eleição para escolher o novo cacique. Segundo o Ministério Público Federal, desde o pleito, “instaurou-se um clima de tensão e violência na TI Guarita, devido ao confronto entre dois grupos opositores, o que tem gerado muitas ocorrências policiais (tiroteios, ameaças de morte e bloqueio de estradas)”.