Ministro da Ciência anuncia diretor interino do Inpe
Oficial da FAB e doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB Darcton Policarpo Damião foi o escolhido para suceder Ricardo Galvão
atualizado
Compartilhar notícia
O oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e doutor em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) Darcton Policarpo Damião foi anunciado nesta segunda-feira (05/08/2019) como novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A indicação foi do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
O ex-presidente do órgão Ricardo Galvão foi demitido na semana passada, após desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Após a demissão, Pontes afirmou que estava analisando currículos e que o próximo comandante precisaria ter conhecimento e experiência prévia em desmatamento.
De acordo com o Currículo Lattes, Damião é, além de doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB, mestre em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe. Em sua tese de doutorado, o novo presidente pesquisou sobre o desmatamento na Amazônia. É graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea e possui MBA concedido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A briga
Ricardo Galvão, pesquisador do Inpe desde 1970, esteve no centro da polêmica com o presidente sobre os dados que mostram alta do desmatamento da Amazônia. Ele foi exonerado após divulgar aumento de 88% de áreas desmatadas na Amazônia identificadas pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
O presidente Jair Bolsonaro reclamou, duvidou dos dados e criticou duramente Galvão. Segundo o chefe do Executivo federal, não se pode deixar que alguns “maus brasileiros” divulguem “dados mentirosos” sobre a Amazônia, que é uma riqueza do país. “Por isso alguns maus brasileiros ousam em fazer campanha com números mentirosos com a Amazônia”, assinalou Bolsonaro.
“Não podemos admitir sensacionalismo ou divulgação de números imprecisos, que trazem enormes prejuízos à imagem do Brasil”, disse o presidente pelas redes sociais.
Confira a nota do Ministério da Ciência:
“O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC informa que, nesta segunda-feira (05/08/2019), o Dr. Darcton Policarpo Damião foi escolhido para substituir interinamente o sr. Ricardo Galvão na diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Darcton Policarpo Damião possui um currículo extenso com graduação em MBA em Gestão Empreendedora, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília – UnB dentre outros cursos”.