metropoles.com

Ministro da CGU recebeu visita de 6 empresas ligadas ao seu escritório

Escritório de advocacia, do qual o ministro é sócio, está sob responsabilidade da namorada. Controladoria alega que “não houve conflitos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elza Fiúza/Agência Brasil
Foto colorida mostra Vinícius Marques de Carvalho, da CGU - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Vinícius Marques de Carvalho, da CGU - Metrópoles - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, recebeu representantes de seis empresas que são atendidas pelo seu escritório de advocacia, VMCA Advogados, entre os meses de outubro de 2023 e março de 2024.

Representantes de empresas como Facebook, Gol Linhas Aéreas, Mercado Livre, Rumo Logíticas, Vale e Novonor (antiga Odebrecht) foram ao gabinete de Carvalho, em Brasília (DF).

Os registros das visitas foram feitos na agenda pública da pasta e o escritório permanece sob comando da advogada Marcela Mattiuzzo, namorada e sócia do ministro. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Carvalho, ao assumir a CGU, não poderia se envolver em situações que pudessem gerar conflito entre os interesses da administração pública e os de seus antigos clientes privados, visto que o ministro despediu-se dos negócios da empresa, sendo apenas sócio, segundo a nota.

“Dentre mais de 500 compromissos, a agenda do ministro Vinícius Marques de Carvalho registra 135 visitas institucionais de janeiro de 2023 até o momento, incluindo interações com empresas, organizações da sociedade civil, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, membros de outros poderes, entre outros. Não há qualquer conflito de interesse em visitas institucionais ou em outros compromissos do ministro”, afirmou a assessoria da CGU ao jornal.

Visitas das empresas ao gabinete do Ministro

Carvalho teve encontros com representantes da empresa de Mark Zuckerberg, Facebook, após a abertura do inquérito do Projeto de Lei 2630/2020, no PL das Fake News, em agosto de 2023. Segundo o ministro, o encontro tinha como propósito “influenciar a formulação, a implementação ou a avaliação de estratégia de governo ou de políticas públicas”.

A Controladoria chegou a ser cogitada para participar da fiscalização das big techs, apresentando negociações de soluções e análises das empresas caso o PL fosse aprovado. O desenho do projeto foi entregue para à Casa Civil da Presidência da República.

O representante do Mercado Livre, François Martins, foi recebido duas vezes no gabinete do ministro em abril de 2023. A reunião foi descrita como “apresentação institucional'”.

“Em todas essas reuniões, o ministro informou que alternativas de posicionamento do governo sobre o assunto estavam sendo estudadas”, afirmou o órgão.

Representantes da Vale, Gol e Rumo Logística, informaram que o encontro foi uma “apresentação institucional”. Empresas como a Vale, que se reuniu com o ministro em abril de 2023, continua sendo alvo de um processo após dificultar a fiscalização da barragem que rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019. A CGU manteve a multa inicial de R$ 86,3 milhões. A a GOL, foi recebida em março de 2023.

Fundado em 2017, o escritório VMCA Advogados atende empresas nacionais e internacionais, concentrando sua atuação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que foi chefiado por Vinícius de Carvalho entre 2012 e 2016.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?