Ministro da Agricultura discute ampliação de parcerias com os Emirados Árabes
Acordos bilaterais devem aumentar a exportação de produtos nacionais para os Emirados Árabes
atualizado
Compartilhar notícia
Visando a ampliação da exportação de produtos agropecuários , o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta segunda-feira (14/8) com o ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Thani bin Ahmed Al Zeyoud. No encontro, foram discutidas as bases para a realização de projetos bilaterais.
Os Emirados Árabes já exportam do Brasil carne bovina, carne de frango e açúcar, mas ainda existem mercados a serem explorados, como o setor de frutas. “A parceria com os Emirados Árabes será oportunidade de ampliarmos as exportações para o país que se tornou um hub (ponto) de distribuição de produtos brasileiros para todo o Oriente Médio e Ásia”, disse Fávaro.
O ministro falou sobre o programa brasileiro que prevê a recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para a produção agropecuária de forma sustentável e manutenção de 66 % território preservado do Brasil, o que despertou o interesse de fundos de investimentos do país.
Al Zeyoud, que esteve também no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), demonstrou interesse na ampliação das relações comerciais com o Brasil e de estabelecer parcerias de trocas de tecnologias de produção agropecuária entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e órgãos similares dos Emirados.
O ministro se mostrou animado com o interesse dos Emirados Árabes. “Estamos animados com o estreitamento das relações com o país, o que proporcionará oportunidades muito boas para ambos os lados e daremos todo o suporte que precisarem. Nossa equipe está à disposição”