metropoles.com

Ministra defende retomada do PL das Fake News, engavetado por Lira

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação defendeu a necessidade de regulamentação das redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
Foto colorida da ministra Luciana Santos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da ministra Luciana Santos - Metrópoles - Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu, nesta segunda-feira (29/4), a retomada do PL 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, paralisado na Câmara dos Deputados. O texto cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com exigências para as redes sociais, como WhatsApp e Telegram.

Luciana Santos falou a jornalistas sobre a responsabilização das mídias digitais e “que sejam ofensivos a pessoas, ou que possam, porventura, cometer crimes, que é o que nós estamos vendo na internet quando não há regulamentação”.

A ministra da Ciência enfatizou que a pasta continuará a trabalhar pela regulamentação das redes sociais, mesmo que o texto esteja parado na Câmara dos Deputados. A declaração da Luciana Santos aconteceu durante o NETmundial+10, em São Paulo, que discute a governança da internet para reduzir desigualdades.

PL das fake news será prioridade em 2024, diz líder do governo

Durante o discurso de abertura, Luciana Santos declarou que o Brasil é um catalisador dos debates sobre a inclusão digital. Segundo ela, temas como neutralidade de rede, inteligência artificial, liberdade de expressão, acesso e conectividade à internet necessitam de amplo diálogo.

“Temos grandes expectativas por este ser um espaço privilegiado de construção multissetorial de um diálogo estratégico para os dias de hoje. Porque temos o dever e o compromisso de contribuir com os processos internacionais em curso, ressaltando o papel fundamental do multissetorialismo, não como algo concorrente aos processos multilaterais, mas como um espaço complementar de debate e produção de consensos sobre caminhos a ser adotados”, ressaltou a ministra.

PL das Fakes News

O PL das Fakes News foi aprovado pelo Senado Federal em 2020, e desde então está parado na Câmara dos Deputados.

No começo de abril, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), alegou que criará um grupo de trabalho para discutir uma nova proposta para o PL das Fake News. “O PL 2630/20 está fadado a ir a lugar nenhum, não tivemos tranquilidade do apoio parlamentar para votar com a maioria”, disse o político alagoano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?