Ministra Esther Dweck detalha o Concurso Nacional Unificado; assista
Esta é a 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado. Editais serão divulgados nesta quarta (10/1) e as inscrições abrem no dia 19/1
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, concede uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10/1) para detalhar os editais do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”. A divulgação dos documentos está prevista para sair em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta quarta.
Os editais trarão informações sobre blocos temáticos, conteúdo das provas, critérios de classificação e desclassificação, validade do certame e composição das notas finais, entre outros dados.
Serão selecionados, de uma só vez, 6.640 servidores, para 21 órgãos públicos federais. As vagas serão distribuídas no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
A concorrência deverá ser elevada — segundo estimativa da pasta apresentada ao Metrópoles em dezembro, são esperados 5 milhões de candidatos. Agora, o governo afirmou estimar que o certame receba de 2 milhões a 3 milhões de inscritos.
Acompanhe a coletiva:
Datas e locais
As inscrições no Concurso Nacional Unificado abrem em 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro. A aplicação das provas será em 5 de maio (um domingo) em dois turnos, manhã e tarde.
No total, 220 cidades de todo o Brasil receberão as provas. Inicialmente, o governo pensava em aplicá-las em 180 municípios, mas o número foi ampliado para garantir que regiões metropolitanas tenham exames em mais de uma cidade.
Acesse a lista das cidades onde o Concurso Nacional será aplicado.
A prova única do CNU será dividida em dois momentos, na mesma data:
- provas gerais e objetivas, com matriz comum a todos os candidatos; e
- provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos.
A banca selecionada é a Fundação Cesgranrio, que tem histórico na organização de concursos públicos.
Veja como ficou o cronograma do CNU:
- Divulgação do edital: 10 de janeiro;
- Início das inscrições: 19 de janeiro;
- Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro;
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro;
- Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril;
- Aplicação das provas: 5 de maio;
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3 de junho;
- Divulgação final dos resultados: 30 de julho;
- Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto.