metropoles.com

Ministérios e BNDES criam sistema de investimentos em energia limpa

Sistema é iniciativa dos Ministérios de Minas e Energia, da Indústria, do Meio Ambiente e da Fazenda para projetos sustentáveis en energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Foto colorida de exemplos de energia limpa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de exemplos de energia limpa - Metrópoles - Foto: GettyImages

O governo Lula (PT) lançou nesta semana um novo sistema para atrair novos investimentos em transição energética para o Brasil. A ideia é que a plataforma atraia recursos nacionais e estrangeiros na transição energética, indústria, mobilidade e soluções climáticas.

Iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Sustentável (BNDES), o Brazil Climate and Ecological Transformation Plataform (BIP, sigla em inglês) conta também com a colaboração dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), Meio Ambiente (MMA) e Fazenda (MF).

O sistema deverá colocar potenciais financiadores em contato com bancos de desenvolvimento e organizações financeiras multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Estamos avançando rapidamente para que a plataforma permita que os anúncios das nossas políticas sejam convertidos em um pacote de projetos estruturantes de energia limpa, de grande escala, que vão gerar empregos e renda duradouros”, garantiu o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia.

Para isso, os representantes dos ministérios firmaram uma parceria com o BNDES para acelerar a criação de uma estrutura de projetos formadores de transição energética, para atrair mais capital, mais investimentos e mais rápido. Essa foi uma das prioridades no grupo que reúne das 20 maiores economias do mundo, o G20, sob a liderança brasileira este ano.

“Um dos desafios da transição energética é aumentar a oferta de bons projetos. Com a Plataforma, vamos ter mais foco nisso”, destacou Silveira.

Uma outra finalidade da medida é alavancar capitais estrangeiros para projetos eleitos como prioritários. Para a transição energética foram elegidos temas como:

  • combustíveis sustentáveis;
  • soluções renováveis para sistemas isolados;
  • hidrogênio de baixa emissão de carbono;
  • tecnologias para redes elétricas de transmissão e distribuição;
  • eólicas offshore; eficiência energética; e
  • minerais estratégicos para a transição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?