metropoles.com

Ministérios descumprem portaria do governo e vão “funcionar” na Copa

Planejamento fixou meio expediente e reposição de horas, mas equipes de dois órgãos querem assistir a partidas no trabalho e burlar decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucas Figueiredo/CBF
gabriel jesus seleção brasileira brasil
1 de 1 gabriel jesus seleção brasileira brasil - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Ministério do Planejamento se antecipou e organizou o funcionamento dos demais ministérios e órgãos da administração pública federal em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo 2018, cuja abertura ocorre nesta quinta-feira (14/6). Por meio de portaria, o Planejamento determinou: haverá meio expediente e os servidores reporão as horas paradas até o dia 31 de outubro. No entanto, alguns já montaram uma estratégia para driblar a ordem quando o Brasil entrar em campo.

De acordo com o ato normativo do Planejamento, em dias nos quais as partidas se realizarem pela manhã, o expediente terá início às 14h (horário de Brasília). Nas datas com confrontos vespertinos, a jornada de trabalho se encerrará às 13h (também conforme o horário da capital). Nos dois casos, as reposições devem ocorrer até o último dia de outubro.

Os ministérios da Justiça (MJ) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no entanto, estão liberando seus funcionários para escolherem se querem ou não trabalhar durante as partidas. O problema, segundo empregados das pastas ouvidos pela reportagem, é que ninguém vai de fato dar expediente quando a Seleção Brasileira for jogar.

Assim, a ideia dos servidores é ir para os ministérios, assistir às partidas por lá e, assim, não terem a obrigação de compensar as horas não trabalhadas durante os confrontos canarinhos. Essa atitude, além de ir contra a determinação do governo federal, trará prejuízo ao serviço prestado pelos órgãos e também aos cofres públicos. Em nota, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep-DF) comemorou a decisão das pastas da Justiça e da Agricultura.

“Muitos servidores ficaram descontentes com a portaria porque não pretendiam ser dispensados do trabalho, sobretudo para cumprir horas extras não planejadas. Por isso, consideramos acertada a decisão, que dá ao servidor a opção de escolher se quer ou não assistir aos jogos”, afirmou Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindsep-DF.

Mudança se baseia em legislação de 22 anos
Para ir contra a determinação do governo federal, o MJ e o Mapa estão se baseando em um decreto de 1996. Segundo o texto, publicado há 22 anos, “os ministros de Estado e os dirigentes máximos de autarquias e fundações públicas federais fixarão o horário de funcionamento dos órgãos e entidades sob cuja supervisão se encontrem”.

Questionado, o Planejamento não quis dar continuidade à discussão. Disse apenas que “os servidores terão de compensar as horas não trabalhadas”.

O Ministério da Justiça não havia se pronunciado até a publicação desta matéria.

Já a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cuja liberação dos servidores foi confirmada pelo Sindsep-DF, informou ao Metrópoles que cumprirá a determinação do Planejamento:

“A Secretaria-Executiva emitirá comunicado aos servidores com deliberação sobre o expediente nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, que acompanha a decisão do Ministério do Planejamento na Portaria GM/MP nº 143, de 1º de junho de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 4 de junho de 2018. O controle será realizado por meio do ponto eletrônico e as horas não trabalhadas em decorrência do disposto nos incisos I e II da portaria em referência serão objeto de compensação até o dia 31 de outubro de 2018.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?