metropoles.com

Ministério Público do RJ denuncia Pezão por improbidade administrativa

Em ação civil pública, o governador é apontado como responsável pelo prejuízo de R$ 3 milhões nas obras de reforma do Maracanã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão
1 de 1 Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) ajuizou ação civil pública contra o governador Luiz Fernando Pezão (MDB), por improbidade administrativa nas obras de reforma do Maracanã.

Na denúncia, o MP-RJ declara que as obras do estádio causaram um prejuízo de quase R$ 3 milhões aos cofres do estado. A ação civil pública pede o afastamento de Pezão do cargo atual no governo do Rio de Janeiro, mesmo faltando apenas um mês e cinco dias para o fim do mandato. As informações são do site de notícias G1.

As obras foram realizadas durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral, quando Pezão era o secretário estadual de obras. Na época, Pezão ainda acumulava os cargos de coordenador-executivo de projetos e obras e de vice-governador do estado.

Em depoimento à Justiça Federal no âmbito da Operação Lava Jato, Sérgio Cabral declarou que Pezão tinha autonomia para tocar as obras do estádio.

Pezão já prestou depoimento à Justiça sobre suspeitas de irregularidade nas obras do estádio, quando declarou não saber de qualquer irregularidade. Na época, a Operação Calculite investigava a existência de esquemas fraudulentos comandados por Sérgio Cabral em grandes obras do estado.

Segundo o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sugeriu que o Comitê Olímpico fosse procurado para que as obras também atendessem as necessidades exigidas para a Olimpíada de 2016. Com isso, dizia o TCE, o estado evitaria o desperdício de dinheiro público. Pezão foi alertado pelo TCE em 2011, mas não respondeu à Corte.

Um ano após a Copa do Mundo, Pezão assumiu o cargo de governador e sua gestão tentou “de forma escamoteada” usar benefícios fiscais para “camuflar” o prejuízo aos cofres públicos, fazendo uma nova obra no sistema de iluminação do estádio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?