Ministério Público apura rompimento de barragem em Rondônia
Inquérito foi instaurado para investigar responsabilidade e danos ambientais causados pela mineradora MetalMig em Machadinho D’Oeste
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) instaurou um inquérito civil público para apurar a responsabilidade e os danos ambientais causados pelo rompimento da barragem da mineradora MetalMig em Machadinho D’Oeste (RO), na sexta-feira (29/3).
Cerca de 50 famílias ficaram isoladas em decorrência do desastre. De acordo com o MPRO, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental foram orientadas a realizar levantamento e cadastramento de todas as famílias e áreas prejudicadas em razão do rompimento da barragem.
A Promotoria de Justiça solicitou também informações sobre o rompimento à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, ao Ibama e à Polícia Militar Ambiental. Uma avaliação preliminar constatou que a fauna e flora local foram alteradas pelos rejeitos da barragem de mineração.
Na manhã deste sábado(30/3), houve uma reunião entre membros do Ministério Público e do governo de Rondônia para que fossem traçadas estratégias de identificação dos responsáveis e recuperação dos danos.
O Ministério Público também oficiou à Agência Nacional de Mineração (ANM), solicitando os relatórios de avaliações de segurança da referida barragem nos últimos anos.