metropoles.com

Ministério Público apura rompimento de barragem em Rondônia

Inquérito foi instaurado para investigar responsabilidade e danos ambientais causados pela mineradora MetalMig em Machadinho D’Oeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Ambiental
rondonia1
1 de 1 rondonia1 - Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) instaurou um inquérito civil público para apurar a responsabilidade e os danos ambientais causados pelo rompimento da barragem da mineradora MetalMig em Machadinho D’Oeste (RO), na sexta-feira (29/3).

Cerca de 50 famílias ficaram isoladas em decorrência do desastre. De acordo com o MPRO, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental foram orientadas a realizar levantamento e cadastramento de todas as famílias e áreas prejudicadas em razão do rompimento da barragem.

A Promotoria de Justiça solicitou também informações sobre o rompimento à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, ao Ibama e à Polícia Militar Ambiental. Uma avaliação preliminar constatou que a fauna e flora local foram alteradas pelos rejeitos da barragem de mineração.

Na manhã deste sábado(30/3), houve uma reunião entre membros do Ministério Público e do governo de Rondônia para que fossem traçadas estratégias de identificação dos responsáveis e recuperação dos danos.

O Ministério Público também oficiou à Agência Nacional de Mineração (ANM), solicitando os relatórios de avaliações de segurança da referida barragem nos últimos anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?