metropoles.com

Ministério põe à venda prédio histórico no RJ e valor pode atingir R$ 90 mi

Edifício A Noite já figurou como o mais alto da América Latina, abrigou empresas e órgãos, além de ter sido sede da Rádio Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Macieira/Riotur
Edifício A Noite, no Rio de Janeiro
1 de 1 Edifício A Noite, no Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Marco arquitetônico e urbanístico, o Edifício Joseph Gire, mais conhecido como A Noite, arranha-céu localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, será vendido pelo Ministério da Economia.

O prédio já figurou como o mais alto da América Latina, abrigou o jornal vespertino A Noite — de onde surgiu o apelido —, foi sede da Rádio Nacional, empresas e órgão públicos também funcionaram no local.

3 imagens
Edifício A Noite, no Rio de Janeiro
Ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 3

Publicação da venda do edifício A Noite no DOU

DOU/Reprodução
2 de 3

Edifício A Noite, no Rio de Janeiro

Alexandre Macieira/Riotur
3 de 3

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Igo Estrela/Metrópoles

Nesta terça-feira (29/9), o Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que autoriza a venda do imóvel. No mercado, especula-se que o valor pode chegar a R$ 90 milhões. A venda será por concorrência pública.

O leilão foi anunciado pelo governo federal em julho deste ano, como mais uma medida de enxugamento dos gastos públicos.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  a construção também foi a primeira sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), criado em 1970. O órgão deixou o espaço há 20 anos. Desde então, está vazio.

História

O edifício abrigou entre as décadas de 1940 e 1950 a Rádio Nacional. Lá, funcionava o icônico auditório da rádio, onde se apresentaram os maiores artistas do país.  À época, a Rádio Nacional era um das maiores audiências no Brasil.

A construção passou a ser propriedade da União em 1940, devido a dívidas de sua proprietária, a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.

Erguido na década de 1920, era o maior prédio da América do Sul na época de sua inauguração, em 1929. Projetado pelo arquiteto Joseph Gire, o mesmo que desenhou o projeto do Hotel Copacabana Palace e do Hotel Glória, também no Rio de Janeiro, é um dos marcos da arquitetura art déco no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?