metropoles.com

“Ministério paralelo”: Arthur Weintraub deve ser convocado para a CPI

Alessandro Vieira apresentou requerimento para que a CPI convoque ex-assessor da Presidência após compilação de vídeos feita pelo Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Arthur Weintraub
1 de 1 Arthur Weintraub - Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

O senador Alessandro Vieira (Cidadania – SE) publicou, na manhã deste domingo (23/5), um requerimento para que a CPI da Covid-19 convoque o ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub (foto em destaque) a prestar depoimento no colegiado. A decisão foi tomada após o Metrópoles publicar reportagem e vídeos indicando que Weintraub coordenou um grupo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.

Segundo Weintraub, esse grupo teria defendido a eficácia da cloroquina para tratar a Covid-19 — o medicamento não tem comprovação científica para esse fim. O requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira ainda precisa ser aprovado pelos demais membros da CPI.

O advogado Arthur Weintraub deu as indicações em discurso no Palácio do Planalto e em lives nas redes sociais. Veja compilação de vídeos feita pelo Metrópoles:

Em entrevista à CNN neste domingo, o senador Otto Alencar (PSD-BA) reforçou a necessidade de convocação de Arthur Weintraub. “É outra figura que teve interferência”, afirmou.

Em 14 de agosto de 2020, Weintraub discursou em um evento no Palácio do Planalto e disse: “Eu, a partir de fevereiro [de 2020], como assessor do presidente, então é uma oportunidade que me foi dada pelo presidente, eu comecei a entrar em contato com os médicos. Os médicos que tenho referência, como o doutor Luciano Azevedo, a doutora Nise [Yamagushi], o Paulo Zanotto”. Os três nomes citados se notabilizaram pela defesa do tratamento precoce contra a Covid-19.

No mesmo evento, o anestesiologista Luciano Dias Azevedo afirmou: “Gostaria de agradecer ao Arthur Weintraub porque, desde o início de fevereiro, ele nos procurou, começou unir os grupos de médicos para estudar a doença e pesquisar soluções. Senhor Arthur abriu portas”.

A CPI da Covid-19 apura a responsabilidade do presidente e de sua equipe na condução das medidas de combate à pandemia de Covid-19, bem como a dos gestores estaduais.

O Brasil registrou mais de 16 milhões de casos de Covid-19 e 448 mil mortes pela doença no último sábado (22/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?