metropoles.com

Ministério negocia compra de 7 milhões de itens do kit intubação

Material será adquirido via Organização Pan-Americana da Saúde e são suficientes para 2 semanas de abastecimento nos hospitais brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross e o ministro Marcerlo Queiroga
1 de 1 Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross e o ministro Marcerlo Queiroga - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde negocia a compra de aproximadamente 7 milhões de itens do kit intubação, adquiridos via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A informação foi divulgada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30/4).

De acordo com o secretário, as negociações devem ser finalizadas na próxima semana. Ainda não há um cronograma definido para a entrega desses remédios, mas a Saúde garante que divulgará as informações assim que as tratativas forem finalizadas.

A representante da Opas no Brasil, Socorro Gross , ressaltou que os itens são suficientes para 2 semanas de abastecimento nos hospitais brasileiros.

“Temos tratativas para procurar um estoque emergencial no país. Nossas tratativas estão muito adiantadas. Esses medicamentos poderiam suprir quase 2 semanas de alguns são os medicamentos que mais precisamos no país”, informou.

Para realizar a intubação orotraqueal, são utilizados medicamentos bloqueadores neuromusculares, analgésicos e sedativos como Midazolam e Propofol.

Intimação

Na última quarta-feira (28/4), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde apresentasse, em 10 dias, um planejamento detalhado das ações tomadas para evitar a escassez dos fármacos. A decisão ainda deve ser analisada pelo Plenário.

De acordo com a ministra, o plano deverá contemplar, “no mínimo”, informações sobre o nível atual dos estoques dos medicamentos, além de um detalhamento de como estão sendo monitorados os estoques; a previsão de aquisição de novos medicamentos, esclarecendo os cronogramas de execução.

A ministra também solicitou esclarecimentos sobre os recursos disponibilizados para a compra dos insumos para todo o território nacional; os critérios que a pasta adotará para distribuir o material aos estados; e como dará “ampla publicidade” ao planejamento e à execução das ações.

Na decisão, Rosa Weber determinou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, seja intimado, assim como o representante da Secretaria de Aquisição de Insumos Estratégicos da pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?