metropoles.com

Ministério monta sala de situação após falha em sistema elétrico

Estados do Acre e de Rondônia foram afetados. Há relatos de falta de energia em localidades destas unidades da federação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Linhas de transmissão escoam a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Itumbiara (GO)
1 de 1 Linhas de transmissão escoam a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Itumbiara (GO) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou na tarde desta quinta-feira (22/8) que um problema no sistema de transmissão que atende Acre e Rondônia causou a interrupção de 187 Megawatts (MW) e 797 MW, respectivamente. Nesta tarde houve relatos de falta de energia em municípios dos dois Estados e também no Mato Grosso.

A interrupção no sistema, conforme o ministério, ocorreu às 16h47. O MME afirma que foi instalada uma sala de situação pelo titular da pasta, ministro Alexandre Silveira, com atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de integrantes do referido ministério.

O processo de recomposição da disponibilidade de eletricidade na rede, diz o ministério, foi iniciado às 17h10. “A previsão é que todo o serviço seja restabelecido nas próximas horas”, afirmou em nota.

A nota do ministério afirma que a interrupção foi causada pelo “bloqueio de alguns ativos do sistema de transmissão”, não detalhando a origem do problema. A falha na energia acontece dois dias após o ONS emitir um comunicado no qual recomenda o acionamento de usinas termelétricas. No entanto, a orientação é apenas para a partir de outubro.

O contexto atual é de baixa nos reservatórios de hidrelétricas por causa da seca e também do fato de que no último período chuvoso, os volumes de precipitação ficaram abaixo da média histórica em boa parte do Brasil. O fenômeno El Niño, que atuou nos meses com chuva, é apontado como um dos elementos que influenciaram para a baixa nas precipitações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?