Ministério monta sala de situação após falha em sistema elétrico
Estados do Acre e de Rondônia foram afetados. Há relatos de falta de energia em localidades destas unidades da federação
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou na tarde desta quinta-feira (22/8) que um problema no sistema de transmissão que atende Acre e Rondônia causou a interrupção de 187 Megawatts (MW) e 797 MW, respectivamente. Nesta tarde houve relatos de falta de energia em municípios dos dois Estados e também no Mato Grosso.
A interrupção no sistema, conforme o ministério, ocorreu às 16h47. O MME afirma que foi instalada uma sala de situação pelo titular da pasta, ministro Alexandre Silveira, com atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de integrantes do referido ministério.
O processo de recomposição da disponibilidade de eletricidade na rede, diz o ministério, foi iniciado às 17h10. “A previsão é que todo o serviço seja restabelecido nas próximas horas”, afirmou em nota.
A nota do ministério afirma que a interrupção foi causada pelo “bloqueio de alguns ativos do sistema de transmissão”, não detalhando a origem do problema. A falha na energia acontece dois dias após o ONS emitir um comunicado no qual recomenda o acionamento de usinas termelétricas. No entanto, a orientação é apenas para a partir de outubro.
O contexto atual é de baixa nos reservatórios de hidrelétricas por causa da seca e também do fato de que no último período chuvoso, os volumes de precipitação ficaram abaixo da média histórica em boa parte do Brasil. O fenômeno El Niño, que atuou nos meses com chuva, é apontado como um dos elementos que influenciaram para a baixa nas precipitações.