metropoles.com

Ministério manda recolher petiscos de 3 marcas após morte de cachorros

Novos itens são investigados após suspeita de contaminação por monoetilenoglicol oriundo de empresa sem registro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
ministério da agricultura
1 de 1 ministério da agricultura - Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento de petiscos para cachorro de três marcas. A medida é parte das investigações sobre contaminação com propilenoglicol adulterado, que já teria causado a morte de mais de 50 animais em todo o país.

A apuração começou com produtos da marca Bassar Pet Food, que já anunciou recall de todos os itens no país inteiro. A suspeita é de que o propilenoglicol, item de uso permitido na alimentação animal, tenha sido contaminado por monoetilenoglicol, oriundo de empresa sem registro. A substância é a mesma que causou a morte de dez pessoas que ingeriram a cerveja Belorizontina em 2019 e 2020.

Os itens suspensos pelo Mapa agora são das marcas FVO Alimentos Ltda., Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e Upper Dog Comercial Ltda. “A medida é cautelar e faz parte dos desdobramentos das investigações que estão sendo realizadas pelo Mapa e que detectou que os lotes de propilenoglicol adulterados foram usados para fabricar esses outros produtos”, informa o ministério.

Da FVO Alimentos Ltda, os alimentos recolhidos são o Bifinho Bomguytos nos sabores frango 65g e churrasco; Bifinho Qualitá sabor churrasco e Dudogs.

Já da Peppy Pet devem ser retirados os produtos Bifinho 60g Peppy Dog frango grelhado; Palitinho 50g Peppy Dog carne com batata doce; Palitinho 50g Peppy Dog frango com ervilha; Bifinho 500g Peppy Dog carne assada; Bifinho 60g Peppy Dog filhotes – leite e aveia; Palitinho 50g Peppy Dog carne com cenoura.

Por sua vez, a Upper Dog terá que tirar de circulação o Dogfy injetado tamanho PP, P e M.

A FVO entrou em contato com o Metrópoles e enviou nota de esclarecimento, observando que tirou do mercado, “de forma preventiva e proativa” os produtos. “A empresa reitera que o propilenoglicol é utilizado na composição apenas dos produtos retirados do mercado”, diz o comunicado.

Confira a nota:

A FVO Alimentos informa que, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já havia recolhido do mercado consumidor, de forma preventiva e proativa, todos os lotes dos produtos Dudogs, Patê Bomguy e Bomguytos Bifinho (nos sabores Churrasco e Frango & Legumes).

A ação da FVO Alimentos foi realizada em caráter preventivo, mesmo sem existir indício de qualquer intercorrência relacionada aos produtos em questão, e leva em conta o Ofício 438/2022 (09/09/2022) do MAPA, que orientava os fornecedores do ingrediente propilenoglicol a realizarem testes laboratoriais que possam assegurar a conformidade do insumo para uso alimentício.

A FVO Alimentos possui 55 anos de história e de comprometimento, tendo o pioneirismo no Brasil na produção de alimentos secos, úmidos e petiscos. A empresa reitera que o propilenoglicol é utilizado na composição apenas dos produtos retirados do mercado. Todos as demais marcas produzidas pela companhia continuam sendo comercializadas, não havendo dúvidas quanto à segurança para consumo dos pets.

A empresa disponibiliza um canal de comunicação para orientação e esclarecimento de dúvidas de consumidores: sac@fvoalimentos.com.br.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?