metropoles.com

Ministério espera pagar “poupança do ensino médio” a partir de março

O “pé de meia”, como chamado pelo ministro, é para combater a evasão escolar e beneficiar “milhões de jovens do ensino médio”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra sala de aula vazia em escola, com carteiras com mesas brancas e cadeiras azuis - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra sala de aula vazia em escola, com carteiras com mesas brancas e cadeiras azuis - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no Palácio do Planalto nesta terça-feira (9/1) para alinhar os programas prioritários da pasta para o novo ano. Dentre eles, há expectativa para a poupança do ensino médio, proposta em 2023 pelo governo federal.

O “pé de meia”, como chamado pelo ministro, é uma forma para contornar a evasão escolar. “Vai beneficiar milhões de jovens no ensino médio brasileira, a etapa quando há mais abandono escolar, principalmente o primeiro ano”, afirmou.

A intenção, segundo Camilo, é “iniciar nos primeiros meses o pagamento para os alunos, estamos planejando, precisa ser parceria com os estados”, disse. Questionado por jornalistas, o ministro previu para março o possível começo do programa.

No fim de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma medida provisória para conceder cerca de R$ 20 bilhões à iniciativa.

A princípio, será criada uma poupança na Caixa Econômica no nome de cada estudante beneficiado pela ação, destinado a pessoas de baixa renda e com famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais.

Para acessar o fundo, o aluno deverá manter uma frequência mínima nas aulas, receber aprovação no ano letivo, estar matriculado para o próximo ano escolar e aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Alfabetização

Além de alinhar o pé de meia com governadores, o titular da Educação disse querer tratar com eles o problema da alfabetização das crianças.

“O presidente está agendando uma reunião com governadores ainda para janeiro para pactuar as metas. Hoje, 60% das crianças não aprenderem a ler e escrever se agravou com a pandemia”, falou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?