Ministério do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em Angra
Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) para agilizar respostas federais à crise no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de Angra dos Reis depois das intensas chuvas do fim de semana. A medida foi tomada neste domingo (3/4), por meio de publicação em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, visitou as regiões afetadas pelos temporais. Com um helicóptero da Marinha, as autoridades sobrevoaram a região atingida.
O reconhecimento da situação de emergência acontece após a decretação local de calamidade público e tem como objetivo agilizar as respostas a nível federal, como a liberação de verbas para restaurar as localidades atingidas. Agora, o município precisa enviar um plano de resposta com os gastos explicitados para repasse.
“Com o reconhecimento da situação de emergência, vamos acelerar a liberação de recursos para assistência humanitária, limpeza da cidade e reconstrução de infraestruturas públicas destruídas”, explicou Alexandre.
“A principal preocupação do município é com a liberação de rodovias para que haja rotas de fuga, já que a cidade tem usinas nucleares, o que aumenta a complexidade da situação”, descreveu o secretário após reunião com gestores locais, como o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o prefeito da cidade, Fernando Jordão.