Ministério da Saúde pede que vacinação de crianças seja suspensa
O motivo, segundo a pasta, são os riscos de contaminação de idosos, que serão vacinados contra a gripe
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde recomendou, nesta segunda-feira (30/03), que a vacinação de rotina de crianças nos postos de saúde seja suspensa até 15 de abril.
O motivo, segundo a pasta, são os riscos de contaminação de idosos, que serão vacinados contra a gripe durante o período — além dos trabalhadores da saúde.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou o pedido em seu perfil no Twitter.
Atenção, pais e responsáveis. Até 15/04, idosos e trabalhadores da saúde devem ser vacinados. Nesse período, está suspensa a vacinação de rotina de crianças. É uma forma de prevenir a transmissão de doenças respiratórias para os idosos. Entenda: https://t.co/PisbM9GPKz pic.twitter.com/vROcQ5WAZn
— Ministério da Saúde (@minsaude) March 30, 2020
A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para idosos começou em 23 de março e seguirá até 15 de abril.
O pedido serve para evitar o contato de crianças e idosos, que podem ser contaminados por vírus pelas vias respiratórios, como o novo coronavírus, causador da Covid-19.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.
A fase seguinte da campanha deverá ter início no dia 16 de abril para vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.