Ministério da Saúde libera R$ 540 mi em emendas para socorro ao RS
Montante será usado para prestar assistência à população do RS. O Ministério da Saúde também instalará centro de emergência na região
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde liberou o pagamento de R$ 540 milhões em emendas parlamentares para prestar assistência à população do Rio Grande do Sul. O repasse foi autorizado nessa sexta-feira (3/5).
A pasta também informou que vai instalar um Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública (COE) na região. O objetivo é coordenar ações de resposta à emergência em saúde provocada pelos temporais que devastam o estado.
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a pasta tem auxiliado com o envio de profissionais da Força Nacional do SUS, kits de emergência, medicamentos e insumos hospitalares.
“O Governo Federal segue coordenando os esforços de todos os nossos órgãos e instituições. Temos a certeza de que juntos vamos conseguir enfrentar da melhor forma possível esse desastre”, afirmou a titular da Saúde.
O governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência “para prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com ênfase nas crianças”.
As SRAGs correspondem aos casos de hospitalização por quadros respiratórios, causados em grande parte pela gripe (influenza) e pela Covid-19.
Tragédia
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29/4) deixaram 57 mortos, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado.
Ainda de acordo com o órgão, 67 estão desaparecidos e 74 pessoas ficaram feridas. Outras 32.640 estão desalojadas. O desastre afeta 300 cidades, o equivalente a 60% de municípios do estado.
Veja imagens do temporal: