metropoles.com

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção às ISTs

Às vésperas do Carnaval, governo federal divulga programas de prevenção de ISTs e pelo sexo seguro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministra da Saúde Nísia Trindade e a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Leonor durante coletiva - Metrópoles
1 de 1 Ministra da Saúde Nísia Trindade e a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Leonor durante coletiva - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (16/2), a Campanha Nacional de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O material começa a ser divulgado nesta sexta-feira (17/2) para estimular a prevenção e o sexo seguro durante o período do Carnaval.

“Essa campanha tem por mote o retorno do Carnaval, da alegria, após momentos tão duros que nós vivemos e ainda continuamos na pandemia de Covid-19, mas graças à proteção das vacinas é possível brincar. Mas brincar, se divertir, toda amorosidade que existe no Carnaval e toda a forma de namoro, de sexo, nós fazemos questão de frisar a importância da proteção”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, 108 mil pessoas do Brasil têm HIV positivo mas desconhecem o diagnóstico. “Precisamos falar sobre isso, provavelmente temos muito mais pessoas que desconhecem a sua condição de infecção e isso é muito mais preocupante, nós temos comportamentos de risco e as pessoas acabam não se cuidando”, pontuou.

O diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis Draurio Barreira Cravo Neto também destacou a disponibilização de tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta distribuiu, de acordo com o epidemiologista, mais de 1,2 milhão de preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos para as secretarias de estado.

“Naqueles casos em que, por acidente ou por alguma intercorrência que a prevenção por meio dos preservativos não foi capaz de resolver, um acidente ou uso mal feito durante a relação sexual, nós temos a [Profilaxia Pré-Exposição] PrEP disponível nas unidades de saúde para todos que dela necessitem e principalmente a PEP, proteção pós-exposição para os casos em que não foi possível prevenir”, explicou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?