Ministério da Saúde envia mais vacinas para o Rio ainda neste domingo
No sábado (7/8), Queiroga declarou que o estado receberá 5% mais doses para manter o cronograma de vacinação e conter a variante Delta
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Após correr o risco de precisar suspender a aplicação de primeiras doses a partir desta segunda-feira (9/8), o Rio de Janeiro receberá mais 416 mil doses de vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde ainda neste domingo (8/8). No sábado, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, usaram as redes sociais para pedir a reposição do estoque.
Neste domingo, Paes anunciou que as vacinas já estavam a caminho do Rio, o que garante a manutenção do calendário de vacinação da semana, que contempla jovens de 21 a 26 anos. No Twitter, o prefeito agradeceu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela nova remessa de vacinas:
Obrigado ministro @mqueiroga2. Acabei de saber que a vacina está embarcando em São Paulo e vindo para o Rio! Nosso calendário garantido essa semana! Bora Vacinar! Galera de 26 prepara o braço para amanhã. Estamos na reta final!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 8, 2021
O Ministro Marcelo Queiroga garante que não há represamento de estoques. “Assim que (a vacina) chega (no Brasil), a gente procura liberar. Eventualmente, quando a velocidade de vacinação no município é grande, pode ser que um dia falte dose”, justificou o ministro
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a previsão é de que cheguem, nesta noite, 285.460 doses da Pfizer e 129.600 da Coronavac na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da pasta, em Niterói. O material deve ser liberado para a retirada, pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, às 22h. A chegada de nova remessa também acontece após o anúncio do ministro Marcelo Queiroga de que o Estado do Rio “receberá 5% a mais de vacinas”, para conter o avanço da variante Delta.
O Rio é considerado o epicentro da cepa que já é responsável por quase a metade das contaminações na capital fluminense. A cidade informou, na sexta-feira (6/8), que 95% dos internados por Covid não receberam nenhuma dose da vacina.
Nesta semana, segundo o governo federal, o Estado do Rio recebeu 994,4 mil doses. A última entrega, de 690 mil doses, foi realizada na sexta. Desde o início da campanha de vacinação contra o coronavírus, o Ministério da Saúde enviou mais de 15 milhões de doses para o Estado do Rio.