Ministério da Saúde envia equipes, remédios e vacinas para a Bahia
Chuvas, deslizamentos e quedas nas estradas afetam pelo menos 430 mil pessoas no estado; 20 pessoas morreram
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde enviou à Bahia uma força-tarefa para distribuir insumos, medicamentos, vacinas e os equipamentos necessários. O estado tem mais de 430 mil pessoas afetadas pelos temporais em 116 municípios. Foram confirmadas 20 mortes até o momento. São 100 cidades em situação de emergência.
As equipes de trabalhadores de saúde e técnicos da pasta chegaram durante o fim de semana no estado. “O Ministério da Saúde e o governo do presidente Jair Bolsonaro não pouparão esforços para socorrer o povo da Bahia e superar mais esse desafio”, garantiu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
De acordo com o Ministério da Saúde, até agora, a operação já enviou mais de 3 toneladas de remédios e insumos, suficientes para atender cerca de 20 mil pessoas com necessidade de medicação básica.
Além disso, mais de 100 mil vacinas contra a gripe também foram direcionadas para o estado, além de mais de 40 mil doses contra Hepatite A pediátrica. Para as equipes que estão envolvidas nas operações de resgate, o Ministério da Saúde encaminhou mais de 1,3 mil equipamentos, entre botas, máscaras N95, casacos impermeáveis, uniformes e testes de antígeno para detectar a Covid-19.
Há a preocupação com a qualidade da água para o consumo dos moradores após as enchentes, por isso, o Ministério da Saúde distribuiu 20 equipamentos para análise. Até o último balanço, mais de 300 amostras foram avaliadas. Mais 1 milhão de frascos de hipoclorito de sódio foram encaminhados para apoiar o tratamento da água nas cidades afetadas.
Foram distribuídas ainda 1 mil cestas básicas e 4,3 mil litros de água para a população indígena de 22 aldeias em Itamaraju, no interior do estado. As equipes do Ministério da Saúde também estão intensificando as ações de orientação para combate de arboviroses, como a dengue, e outras doenças que podem colocar a população em risco, como a leptospirose.
No último sábado (25/12), o governo federal criou uma operação conjunta de socorro aos municípios baianos, com os ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania e da Saúde, além do governo estadual. Uma base de apoio foi instalada em Ilhéus, no sul do Estado. O Ministério da Saúde está monitorando a situação de todos os locais afetados initerruptamente, em uma sala de situação para inundações.
Com informações do Ministério da Saúde