metropoles.com

Ministério da Saúde cria o Memorial da Pandemia de Covid

Espaço será destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Pessoa limpa entrada de hospital
1 de 1 Pessoa limpa entrada de hospital - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O gabinete da ministra da Saúde, Nísia Trindade, publicou, no Diário Oficial da União (DOU), na manhã desta quarta-feira (1º/11), portaria que institui o Memorial da Pandemia da Covid-19 e constitui uma comissão para a elaboração do projeto. O objetivo do memorial é preservar a memória nacional e mundial acerca da pandemia da Covid-19.

De acordo com a publicação, o espaço físico do Memorial ficará no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), localizado no Rio de Janeiro, e será destinado à “memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação desse grave acontecimento, na perspectiva de se estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar”.

Para garantir a elaboração e implantação do projeto, será criada uma comissão especial, à qual caberá: 

  • conceber e propor o projeto do Memorial, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto às instalações, os equipamentos e os recursos necessários;
  • conceber uma política nacional de preservação da memória da Pandemia de Covid-19;
  • acompanhar a instalação e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Memorial, indicando potenciais parceiros; e
  • definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do Ministério da Saúde e de outros órgãos ou pessoas externas que poderão contribuir com o projeto.

O grupo terá que se encontrar a cada 30 dias em Brasília para realizar as reuniões necessárias ao desenvolvimento do Memorial. 

“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, diz a portaria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?