Ministério da Saúde cria o Memorial da Pandemia de Covid
Espaço será destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
O gabinete da ministra da Saúde, Nísia Trindade, publicou, no Diário Oficial da União (DOU), na manhã desta quarta-feira (1º/11), portaria que institui o Memorial da Pandemia da Covid-19 e constitui uma comissão para a elaboração do projeto. O objetivo do memorial é preservar a memória nacional e mundial acerca da pandemia da Covid-19.
De acordo com a publicação, o espaço físico do Memorial ficará no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), localizado no Rio de Janeiro, e será destinado à “memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação desse grave acontecimento, na perspectiva de se estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar”.
Para garantir a elaboração e implantação do projeto, será criada uma comissão especial, à qual caberá:
- conceber e propor o projeto do Memorial, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto às instalações, os equipamentos e os recursos necessários;
- conceber uma política nacional de preservação da memória da Pandemia de Covid-19;
- acompanhar a instalação e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Memorial, indicando potenciais parceiros; e
- definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do Ministério da Saúde e de outros órgãos ou pessoas externas que poderão contribuir com o projeto.
O grupo terá que se encontrar a cada 30 dias em Brasília para realizar as reuniões necessárias ao desenvolvimento do Memorial.
“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, diz a portaria.