metropoles.com

Ministério da Saúde autoriza estadualização de leitos federais no RJ

Informação foi confirmada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que está em Brasília nesta terça (23/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Cláudio Castro
1 de 1 Cláudio Castro - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou, na tarde desta terça-feira (23/3), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, autorizou a estadualização do Hospital da Lagoa, gerido pelo governo federal.

Ainda não se sabe se todo o hospital será estadualizado ou se a gestão será compartilhada. No entanto, Cláudio adiantou que serão abertos entre 300 e 450 leitos estaduais na instituição.

A partir de quarta (24), equipes da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde farão vistorias no Hospital da Lagoa para avaliar a internação de pacientes na instituição de saúde. De acordo com Castro, a estadualização deve ser assinada até a próxima sexta (26).

Cláudio Castro afirmou que, aos poucos, outros hospitais devem ser estadualizados ou ter gestão compartilhada com o governo federal. A proposta é abrir leitos que estão parados nas nove instituições federais no Rio de Janeiro.

“Foi uma conversa muito positiva. A intenção é começar com o Hospital da Lagoa, que tem uma capacidade muito grande. A gente vai fazer um [hospital] de cada vez, até para ver a necessidade da pandemia. Sabemos que uma das grandes dificuldades é o RH, contratar médicos, tá todo mundo com dificuldade. Não adianta sair daqui achando que vamos estadualizar cinco, seis hospitais. Colocamos o primeiro, que será o da Lagoa”, informou.

O governador esteve em reunião com o recém nomeado ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na sede da pasta, em Brasília. O ex-chefe da pasta, Eduardo Pazuello, participou rapidamente do encontro.

Nesta quarta, Cláudio Castro volta a encontrar Queiroga para avaliar os resultados da vistoria no Hospital da Lagoa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?