metropoles.com

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV

Ampliação inclui usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV entre 15 e 45 anos que podem se vacinar em postos de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida mostra aplicação de vacina da dengue; campanha de vacinação - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra aplicação de vacina da dengue; campanha de vacinação - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (3/7), a ampliação do público-alvo da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), um vírus sexualmente transmissível. A vacina, disponível em qualquer posto de vacinação, agora também poderá ser aplicada em usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) entre 15 e 45 anos. A medida foi comunicada pela ministra Nísia Trindade na rede social X.

“Estamos ampliando a vacina contra HPV! As pessoas que usam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), de 15 a 45 anos, poderão agora se vacinar contra o HPV. Esse é mais um importante recurso para prevenir essa infecção sexualmente transmissível e cânceres associados a ela”, escreveu Trindade.

A vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, já está disponível gratuitamente pelo SUS para os seguintes grupos:

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
  • Pessoas de 9 a 45 anos com condições clínicas especiais, como aquelas vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, e pacientes oncológicos (imunossuprimidos);
  • Vítimas de abuso sexual;
  • Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PPR).

A PrEP, uma das principais formas de prevenção do HIV, consiste em comprimidos tomados antes da relação sexual (diária ou sob demanda) que preparam o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV. Usuários de PrEP realizam acompanhamento regular de saúde, incluindo testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“Importante lembrar que a vacina contra HPV e a PrEP não impedem a infecção, sobretudo por outras ISTs. Então, não podemos nos descuidar no uso da camisinha. A prevenção combinada aumenta consideravelmente a proteção”, alertou Trindade.

Como será a vacinação

De acordo com o ministério, usuários de PrEP poderão se vacinar contra o HPV em qualquer sala de vacina pública, como postos de vacinação, CRIE, Serviço de Atendimento/SAE, e Centro de Testagem e Aconselhamento, apresentando qualquer comprovação de uso da PrEP.

Documentos aceitos incluem o formulário de prescrição do imunizante, prescrição de PrEP, cartão de seguimento, entre outros.

A recomendação é que pessoas não vacinadas contra o HPV recebam três doses no esquema 0 – 2 – 6 meses (segunda dose dois meses após a primeira e terceira dose seis meses após a primeira).

Para aqueles com esquema vacinal incompleto, a orientação é completar as três doses. Pacientes com esquema vacinal completo conforme preconizado para determinadas faixas etárias ou situações especiais não deverão ser vacinados novamente.

A vacina contra o HPV é contraindicada para gestantes e para qualquer pessoa com alergia a algum dos seus componentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?