metropoles.com

Ministério da Saúde afirma que SP usou remessas de D2 da AstraZeneca como primeira dose

Em nota, a pasta alertou para que estados e municípios sigam o Plano Nacional de Operacionalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
Vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina AstraZeneca - Foto: Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

O Ministério da Saúde rebateu as acusações do governo de São Paulo e, em nota divulgada nesta quarta-feira (9/9), afirmou que não deve remessas destinadas à segunda dose de vacina AstraZeneca contra a Covid ao estado.

De acordo com a pasta, até o momento foram entregues ao estado 12,4 milhões de doses do imunizante para primeira aplicação e 9,2 milhões para a segunda. No entanto, segundo o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, está em falta a 2ª dose da vacina AstraZeneca em 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde da capital paulista.

A pasta ministerial rebateu. “Os dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à dose dois. O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2”, disse.

“As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira. Por isso, o Ministério da Saúde alerta, mais uma vez, para que estados e municípios sigam o Plano Nacional de Operacionalização”, reforçou o comunicado.

Leia a nota da íntegra:

Ao contrário do que foi divulgado pelo governo de São Paulo, o Ministério da Saúde não deve segunda dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo.

Até o momento foram entregues ao estado 12,4 milhões de dose 1 e 9,2 milhões de dose 2 da AstraZeneca. As 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês.

Dados inseridos por SP no LocalizaSUS mostram que o Estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas a dose dois. O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2.

As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira. Por isso, o Ministério da Saúde alerta mais uma vez para que Estados e municípios sigam o Plano Nacional de Operacionalização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?