metropoles.com

Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional no Rio

Portaria foi assinada por Ricardo Lewandowski, chefe do Ministério de Justiça. Equipes atuam em apoio aos órgãos de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Helicóptero da Força Nacional Ministério da Justiça
1 de 1 Helicóptero da Força Nacional Ministério da Justiça - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro, por meio de portaria publicada na última quinta-feira (28/3). Conforme o documento, a medida tem validade por 30 dias, a partir desta segunda-feira (1º/4).

De acordo com a portaria, a Força Nacional atua em apoio aos órgãos de segurança pública Federal e Estadual, para atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Combate ao crime

A Força Nacional está atuando no Rio de Janeiro desde 2023. Em novembro, o ex-ministro Flávio Dino afirmou que manteria o grupo no Rio até janeiro deste ano, quando teria uma nova avaliação sobre a necessidade de manter as equipes no combate às organizações criminosas.

Na avaliação, também houve a prorrogação da medida até o dia 31 de março. Esta foi a primeiro prorrogação feita pela nova gestão da pasta.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), tem pedido ajuda do governo federal para combater o crime organizado, principalmente as milícias e o tráfico de drogas. No ano passado, o político afirmou que as organizações que atuam no Rio atualmente também têm passagens por outros estados.

“Não são mais organizações criminosas pontuais que estão aqui, estão ali. Não. Hoje, são verdadeiras máfias alastradas pelo Brasil inteiro: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte. A gente está vendo isso se alastrar a cada dia”, ressaltou Castro.

GLO nos portos e aeroportos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou um decreto para garantia da lei e da ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, em novembro do ano passado.

Os militares da Marinha ficaram responsáveis por auxiliar na segurança dos portos do Rio, de Itaguaí (RJ) e de Santos (SP). A Aeronáutica reforça a vigilância nos aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?