Ministério da Justiça prorroga ações da Força Nacional na Amazônia
A intenção é garantir a segurança de servidores do Ibama no combate aos atos ilícitos ambientais
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorrogou por 180 dias as ações da Força Nacional no enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia, atendendo a solicitação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A medida, assinada pelo ministro Torquato Jardim, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/1).
O papel da Força Nacional é garantir a segurança de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de combate aos atos ilícitos ambientais na Amazônia, para preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas envolvidas e o patrimônio da União.
“A operação Onda Verde também tem o objetivo de combater o comércio ilegal de madeira e crimes em geral. As ações também têm apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos órgãos locais de segurança pública dos estados”, explica o secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz.Inicialmente, a operação foi realizada em Novo Progresso, no Sudoeste do estado do Pará, entre julho e outubro de 2017. A partir daquele mês, as equipes foram transferidas para Itaituba, no Sudoeste paraense, em Juina, no Noroeste do Mato Grosso e em Humaitá, no Sul do Amazonas.
Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país. Atualmente, a Força desenvolve 16 operações em 10 estados. (Com informações do Ministério da Justiça)