metropoles.com

Ministério da Justiça prorroga ações da Força Nacional na Amazônia

A intenção é garantir a segurança de servidores do Ibama no combate aos atos ilícitos ambientais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL
PF Maré
1 de 1 PF Maré - Foto: VLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorrogou por 180 dias as ações da Força Nacional no enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia, atendendo a solicitação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A medida, assinada pelo ministro Torquato Jardim, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/1).

O papel da Força Nacional é garantir a segurança de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de combate aos atos ilícitos ambientais na Amazônia, para preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas envolvidas e o patrimônio da União.

“A operação Onda Verde também tem o objetivo de combater o comércio ilegal de madeira e crimes em geral. As ações também têm apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos órgãos locais de segurança pública dos estados”, explica o secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz.

Inicialmente, a operação foi realizada em Novo Progresso, no Sudoeste do estado do Pará, entre julho e outubro de 2017. A partir daquele mês, as equipes foram transferidas para Itaituba, no Sudoeste paraense, em Juina, no Noroeste do Mato Grosso e em Humaitá, no Sul do Amazonas.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país. Atualmente, a Força desenvolve 16 operações em 10 estados. (Com informações do Ministério da Justiça)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?