metropoles.com

Ministério da Justiça não enviou todas as imagens do 8/1, diz Arthur Maia

Arthur Maia pediu colaboração do Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, para envio de imagens, e cobrou ação do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) durante CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) durante CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8/1, Arthur Maia (União-BA), afirmou, nesta terça-feira (15/8), que o Ministério da Justiça não enviou imagens suficientes das câmeras de segurança do Palácio do Planalto na data dos ataques ao prédio.

Maia pediu colaboração do Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, e afirmou que a pasta enviou somente duas gravações do 8/1. O pedido de imagens foi feito pela CPMI na última semana.

O colegiado precisou acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) após Flávio Dino se recusar a enviar o conteúdo, afirmando que o conteúdo foi incluído como provas em inquéritos que tramitam em sigilo. O compartilhamento das imagens foi efetuado após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizar o envio.

Nesta terça, Maia cobrou providências ao STF e pediu colaboração de Dino para o envio do material.

“Vamos insistir e utilizar todos os meios legais que temos para que mandem todas as imagens. Não contem comigo para fazer bravata, ir para porta de ministério fazer algum tipo de manifestação, de querer mandar a polícia do Senado para confrontar a segurança do Ministério da Justiça para fazer busca e apreensão”, afirmou.

O presidente da CPMI continuou: “Lamento que essas imagens tenham chegado à menor. Espero que o minsitro Flávio Dino tome consciência do papel que ele representa par ao estado, da obrigação que ele tem com os trabalhos dessa CPMI”.

Depoimento

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro ouve no Congresso Nacional, nesta terça-feira (15/8), o fotógrafo Adriano Machado, da Agência Reuters.

Machado estava no Palácio do Planalto registrando os atos golpistas de 8 de janeiro e, por conta disso, teve sua convocação aprovada pela CPMI, no dia 3 de agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?