metropoles.com

Ministério da Justiça faz operação contra pirataria digital

Polícia Civil de várias unidades da Federação cumpre 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de site e aplicativos, em 9 estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
08_07_2021_08_17_14
1 de 1 08_07_2021_08_17_14 - Foto: null

Sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), policiais civis de nove estados deflagraram nesta quinta-feira (8/7) a terceira fase da Operação 404, com o objetivo de combater crimes de pirataria digital.

Os policiais cumprem 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e/ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.

Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-lo para assinantes do serviço de pirataria.

A atuação ocorre nos seguintes estados: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A ação no combate à pirataria on-line está sendo deflagrada com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI) e do Departamento de Justiça do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU – Police Intellectual Property Crime Unit).

É investigada a prática de crime de violação de direito autoral. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo para obter lucro. Já quem consume pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Os resultados da ação serão apresentados em coletiva de imprensa, às 10h30, com a participação do secretário de Operações Integradas (Seopi), Alfredo Carrijo; da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues; do coordenador-geral de Combate ao Crime Organizado da Seopi, Carlos Bock, e do coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Seopi, Alesandro Barreto.

Operação 404

O nome da operação (404) faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página da web não foi encontrada ou não está disponível.

A primeira fase da operação ocorreu em 2019, quando foram bloqueados ou suspensos 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo. Eles transmitiam filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal. Na ocasião, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados.

Já na segunda fase da ação, em novembro do ano passado, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em 10 estados, além de bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming

5 imagens
1 de 5

Divulgação/Ministério da Justiça
2 de 5

Divulgação/Ministério da Justiça
3 de 5

Divulgação/Ministério da Justiça
4 de 5

Divulgação/Ministério da Justiça
5 de 5

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?