Ministério da Justiça coordena plano de segurança para o Enem 2021
Operação reúne representantes das forças de segurança estaduais, PRF, PF, Correios, Inep e Consórcio Aplicador
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu um encontro técnico para apresentar e debater os procedimentos do Plano Estratégico de Segurança do Enem 2021.
Representantes das forças de segurança de 26 estados e do Distrito Federal, da Polícia Federal e Rodoviária Federal participaram do encontro, além de integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos Correios e do Consórcio Aplicador.
A Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP é quem tem a responsabilidade de coordenar as ações e integrar as forças de segurança pública e os órgãos encarregados pela realização, logística, transporte e segurança das provas.
O plano envolve Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais, que atuarão dentro da sua atribuição legal.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que “a integração entre todos os envolvidos visa garantir a segurança das provas e o sucesso na realização do Exame. Dessa forma, os estudantes terão a tranquilidade necessária para realizar as provas nessa etapa tão importante de suas vidas”.
Nos dias de realização das provas, os representantes dos estados e do Distrito Federal acompanharão possíveis ocorrências em tempo real, como o policiamento dos locais, o transporte e guarda das provas, a investigação de possíveis fraudes e o patrulhamento das vias de acesso aos locais de realização do exame.
O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e estaduais ou similares irão acompanhar diretamente toda a ação.
O alinhamento das ações seguirá a Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP), criada por meio de portaria n.º 18, de 20 de janeiro de 2020, com a participação de agentes de segurança pública de todo o País.
A prova
O Enem 2021 será realizado no mês de novembro. A aplicação das provas impressas e digitais acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro. Já nos dias 09 e 16 de janeiro, serão realizadas para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). O exame será aplicado em 1.747 municípios, atendendo 18 cidades a mais que no ano passado.