metropoles.com

Ministério da Justiça coordena plano de segurança para o Enem 2021

Operação reúne representantes das forças de segurança estaduais, PRF, PF, Correios, Inep e Consórcio Aplicador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem de homem de máscara fazendo prova - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem de máscara fazendo prova - Metrópoles - Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu um encontro técnico para apresentar e debater os procedimentos do Plano Estratégico de Segurança do Enem 2021.

Representantes das forças de segurança de 26 estados e do Distrito Federal, da Polícia Federal e Rodoviária Federal participaram do encontro, além de integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos Correios e do Consórcio Aplicador.

A Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP é quem tem a responsabilidade de coordenar as ações e integrar as forças de segurança pública e os órgãos encarregados pela realização, logística, transporte e segurança das provas.

O plano envolve Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais, que atuarão dentro da sua atribuição legal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que “a integração entre todos os envolvidos visa garantir a segurança das provas e o sucesso na realização do Exame. Dessa forma, os estudantes terão a tranquilidade necessária para realizar as provas nessa etapa tão importante de suas vidas”.

Nos dias de realização das provas, os representantes dos estados e do Distrito Federal acompanharão possíveis ocorrências em tempo real, como o policiamento dos locais, o transporte e guarda das provas, a investigação de possíveis fraudes e o patrulhamento das vias de acesso aos locais de realização do exame.

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e estaduais ou similares irão acompanhar diretamente toda a ação.

O alinhamento das ações seguirá a Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP), criada por meio de portaria n.º 18, de 20 de janeiro de 2020, com a participação de agentes de segurança pública de todo o País.

A prova

O Enem 2021 será realizado no mês de novembro. A aplicação das provas impressas e digitais acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro. Já nos dias 09 e 16 de janeiro, serão realizadas para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). O exame será aplicado em 1.747 municípios, atendendo 18 cidades a mais que no ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?