Ministério da Cultura e Fundação Palmares lamentam tragédia em Alagoas
Junto a Fundação Cultural Palmares, as pastas destacam que o acidente ocorreu em “um território de enorme importância histórica e cultural”
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares lamentaram o acidente, ocorrido neste domingo (24/11), envolvendo um ônibus escolar que chegava à Serra da Barriga, na Zona da Mata de Alagoas. O acidente provocou a morte 17 pessoas e deixou ao menos 30 feridos.
Em nota, as pastas destacaram que o acidente ocorreu em “um território de enorme importância histórica e cultural para o povo afro-brasileiro”.
“Manifestamos nossa solidariedade às vítimas e às suas famílias, reconhecendo o empenho das autoridades locais, como a Prefeitura de União dos Palmares, o SAMU, o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado que estão atuando prontamente no socorro e apoio aos envolvidos”, diz a nota.
O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares ainda destacaram a simbologia da região.
“A Serra da Barriga, símbolo de resistência e luta, segue como um espaço de memória coletiva e espiritualidade. Neste momento de dor, reforçamos nossa admiração e apoio às comunidades que preservam esse legado, confiando no esforço conjunto das instituições locais para enfrentar este momento difícil”, relembram as pastas.
O acidente
O veículo subia a serra pela estrada de acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Em um trecho da via, o motorista perdeu o controle da direção e o ônibus capotou na ribanceira, descendo por cerca de 20 metros, até parar em uma área de difícil acesso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou, na noite deste domingo (24/11), com os familiares das vítimas.
“Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente”, disse Lula na rede social X.