metropoles.com

Minha Casa, Minha Vida: relatório é aprovado e texto segue para Câmara

Relatório da medida provisória foi redigido pelo deputado Marangoni (União-SP). Texto segue para apreciação da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada do Congresso Nacional Senado e Câmara - Metrópoles
1 de 1 Fachada do Congresso Nacional Senado e Câmara - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O relatório da medida provisória (MP) que relança o programa Minha Casa, Minha Vida, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi aprovado em comissão mista nesta quinta-feira (1º/6), no Congresso Nacional.

O parecer sobre o programa foi redigido pelo deputado Marangoni (União-SP). Agora, o texto segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados. Depois, a matéria deverá ser votada pelo Senado.

A medida provisória tem validade até 14/6. Caso não seja apreciado até esta data, o texto perderá efeito. A expectativa é de que o Congresso vote o relatório a partir de 12/6, já que a semana anterior, de 5 a 9/6, será marcada pelo feriado de Corpus Christi.

Segundo Marangoni, as principais mudanças realizadas no texto pela comissão foram adaptações ligadas à infraestrutura e sustentabilidade, para “corrigir erros do passado”.

“Corrigir erros do passado, como empreendimentos fora da malha urbana, não dotados da infraestrutura adequada, empreendimentos grandes. Além disso, foi um dos pilares a modernização do programa, trazê-lo para a modernização da sociedade, com critérios de sustentabilidade. Tudo isso traz mais sustentabilidade econômica aos empreendimentos”, afirmou.

A comissão mista que avaliou o relatório é presidida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele apresentou ao parecer proposta que inclui mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar entre os segmentos priorizados pelo Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, Braga propôs a inclusão de moradores de área de risco e pessoas que perderam casas em razão de desastres naturais na lista de prioridades. As sugestões foram acatadas pelo relator.

Minha Casa, Minha Vida

Criado em 2009, o programa foi extinto em 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente substituiu a ação pelo programa Casa Verde e Amarela.

O Minha Casa, Minha Vida prevê atendimento habitacional a famílias de baixa renda. O governo atenderá famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, na zona rural e urbana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?