Minas: médico tira dúvidas sobre bactéria suspeita de matar crianças
Secretaria de Saúde de MG investiga as mortes de crianças registradas em São João del-Rei, que podem estar ligadas à bactéria Streptococcus
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Fundação Ezequiel Dias (Funed), investiga as mortes de crianças registradas em São João del-Rei (MG), que podem estar relacionadoa à contaminação pela bactéria Streptococcus pyogenes. A Tribuna conversou com um especialista para esclarecer dúvidas sobre a bactéria.
De acordo com Rodrigo Souza, médico infectologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf), a Streptococcus pyogenes é uma bactéria comum, sendo uma das principais causadoras de amigdalites e infecções de pele. Os sintomas da infecção variam, mas o principal deles é a febre.
O tratamento da contaminação é feito por meio de antibiótico, de acordo com o especialista. Depois de 24 horas, a doença não será mais transmitida. Além disso, o infectologista recomenda que, nas primeiras 24 horas do antibiótico, é necessário evitar a proximidade entre as pessoas nos casos de amigdalites e, no de feridas, cobrir as lesões.
Leia a matéria completa no portal Tribuna de Minas, parceiro do Metrópoles.