metropoles.com

Milton Ribeiro exonera do MEC secretária ligada a Abraham Weintraub

Ilona Becskehazy comandava há oito meses a Secretaria de Educação Básica do MEC, que tem orçamento anual de R$ 2 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto
1 de 1 Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto - Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, promoveu mais mudanças nos quadros da pasta. Desta vez, ele dispensou a professora e militante educacional Ilona Becskehazy.

Ela faz parte do time escalado pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Ilona comandava há oito meses a Secretaria de Educação Básica do MEC, que tem orçamento anual de R$ 2 bilhões.

O ministro, pelas redes sociais, anunciou a substituta nesta quarta-feira (5/8). Assume o posto a professora doutora Izabel Lima Pessoa, servidora de carreira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Milton Ribeiro elogiou a nova secretária de Educação Básica. “Muita experiência em gestão de ensino público”, escreveu no Twitter. A exoneração e a nomeação não foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Ilona cumpriu expediente nessa terça-feira (4/8). Ela participou de uma audiência pública no Senado e depois, de uma live com um deputado. “A gente não para”, comemorou nas redes sociais.

Ela completou: “O respeito mútuo e o trabalho independente, mas colaborativo entre os Poderes, é fundamental para a democracia”, escreveu.

Desde que assumiu o posto, Ilona foi duramente criticada por entidades ligadas à educação. Antes do MEC, ela trabalhou durante 15 anos na Fundação Lemann. A passagem no governo federal foi marcada por críticas, sobretudo aos governos do PT.

Em julho, dias após Milton assumir a pasta, Ilona desabafou em um blog pessoal. Escreveu que por sua “capacidade de trabalho” fez com que “nuvens negras estacionassem em cima do gabinete”.

A dispensa faz parte da estratégia para mudar a “cara” do MEC, que ficou com a pecha de uma das trincheiras da ala ideológica do governo sob a gestão de Weintraub.

Na semana passada, o ministro exonerou quatro assessores especiais remanescentes da gestão anterior. Os novos ocupantes do gabinete ainda não foram nomeados.

Ao assumir a pasta, Milton Ribeiro afirmou que promoveria uma gestão mais aberta ao diálogo e que o MEC adotaria um tom mais conciliador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?