metropoles.com

“Militares no INSS? Não tem cabimento”, dispara Santos Cruz

Para acelerar o processo de análises de benefícios, governo propôs a realocação de 7 mil da reserva para o INSS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Esp. para o Metrópoles
Myke Sena/Esp. para o Metrópoles
1 de 1 Myke Sena/Esp. para o Metrópoles - Foto: Myke Sena/Esp. para o Metrópoles

O general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), criticou a realocação de militares da reserva proposta pelo governo federal para analisar os processos atrasados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A força-tarefa prevê a seleção de 7 mil militares da reserva para ajudar no atendimento. Cerca de 2 milhões de pedidos estão parados há mais de 45 dias, prazo legal para serem analisados.

Em rede social, Santos Cruz apontou que a ideia “não tem cabimento” e representa uma “falta de capacidade administrativa” do governo Bolsonaro.

“Militares no INSS? Não tem cabimento. Os funcionários do INSS sabem dar as ideias para a solução. Tem que valorizar a instituição e as soluções irão aparecer. Colocar militares para qualquer coisa é simplismo, falta de capacidade administrativa. É obrigação valorizar as instituições”, opinou, nesta quinta-feira (16/01/2020).

O general não está sozinho. O jornal O Estado de S. Paulo revelou nessa quarta-feira (15/01/2020) que a proposta não foi bem recebida no Alto-Comando das Forças Armadas.

O Metrópoles mostrou que especialistas que cuidam do direito do cidadão à Previdência também se mostraram insatisfeitos com a medida emergencial. Os advogados temem ainda que a proposta possa acabar por aumentar o número de processos na Justiça contra o INSS.

A proposta terá um impacto nos cofres públicos de R$ 14,5 milhões mensais. A União deverá pagar aos militares que voltarem à ativa um acréscimo de 30% nas remunerações para desempenhar as novas funções.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?