Militar promovido por Bolsonaro assume secretaria do GSI
Secretaria de Defesa e Segurança Nacional será ocupada pelo brigadeiro Marcos Aurélio Valença, militar promovido por Bolsonaro em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O brigadeiro do ar Marcos Aurélio Vilela Valença, militar promovido por Bolsonaro, vai comandar a Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Valença foi promovido ao cargo de oficial-general das Forças Armadas em dezembro de 2021. Após a promoção, o oficial participou de cerimônia de apresentação ao então presidente.
Também participaram a solenidade o então vice-presidente Hamilton Mourão, o então ministro da Defesa Walter Braga Netto e o chefe do GSI de Bolsonaro, General Augusto Heleno.
O GSI passou por uma reconfiguração após a divulgação de imagens do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Nas imagens, o então chefe do GSI, general Gonçalves Dias, o G. Dias, aparecia circulando pelo prédio durante a invasão.
G. Dias acabou pedindo demissão e o ministro-chefe interino, Ricardo Cappelli, afastou mais de 50 integrantes do gabinete, a maioria supostamente ligada a Bolsonaro.
A divulgação das imagens também foi o estopim para a instalação da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso. O grupo investiga ações e omissões que teriam levado à invasão das sedes dos Três Poderes.