metropoles.com

Militar promovido por Bolsonaro assume secretaria do GSI

Secretaria de Defesa e Segurança Nacional será ocupada pelo brigadeiro Marcos Aurélio Valença, militar promovido por Bolsonaro em 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Marcos Aurélio Valença
1 de 1 Marcos Aurélio Valença - Foto: Reprodução

O brigadeiro do ar Marcos Aurélio Vilela Valença, militar promovido por Bolsonaro, vai comandar a Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Valença foi promovido ao cargo de oficial-general das Forças Armadas em dezembro de 2021. Após a promoção, o oficial participou de cerimônia de apresentação ao então presidente.

Também participaram a solenidade o então vice-presidente Hamilton Mourão, o então ministro da Defesa Walter Braga Netto e o chefe do GSI de Bolsonaro, General Augusto Heleno.

O GSI passou por uma reconfiguração após a divulgação de imagens do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Nas imagens, o então chefe do GSI, general Gonçalves Dias, o G. Dias, aparecia circulando pelo prédio durante a invasão.

G. Dias acabou pedindo demissão e o ministro-chefe interino, Ricardo Cappelli, afastou mais de 50 integrantes do gabinete, a maioria supostamente ligada a Bolsonaro.

A divulgação das imagens também foi o estopim para a instalação da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso. O grupo investiga ações e omissões que teriam levado à invasão das sedes dos Três Poderes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?