metropoles.com

Militar morto em queda de aeronave dos bombeiros atuou em Brumadinho

Helicóptero que atuava em uma ocorrência relacionada a outra aeronave caiu na região de Ouro Preto, em uma zona de difícil acesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Capitão Wilker, do corpor de Bombeiros de Minas gerais - Metrópoles
1 de 1 Capitão Wilker, do corpor de Bombeiros de Minas gerais - Metrópoles - Foto: Divulgação

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) caiu na região de Ouro Preto (MG) e matou toda a tripulação. Entre as vítimas está o capitão Wilker Tadeu Alves. O militar era experiente e chegou a atuar em operações como a de resgate às vítimas do rompimento de barragem em Brumadinho (MG), em 2019.

Durante coletiva de imprensa neste sábado (12/10), o porta-voz dos Bombeiros, o 1º tenente Henrique César Barcellos, afirmou que todos os pilotos do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, “são plenamente capacitados”. “Certamente ele tomou uma decisão pautada na experiência e na condição que ele tinha de momento”, frisou.

Em janeiro deste ano, Wilker deu entrevista ao jornal Estado de Minas em que deu detalhes sobre a experiência em Brumadinho. Na época do rompimento da barragem, ele estava afastado devido ao nascimento do primeiro filho, mas decidiu atuar devido à urgência da situação.

“No dia do rompimento, acompanhei pela televisão, e nos dias seguintes, fui atuar em apoio à sociedade e ao cidadão mineiro. Não tinha jeito de ficar em casa”, disse, conforme reportagem publicada em janeiro deste ano.

A tragédia em Brumadinho relacionada ao rompimento da barragem matou 272 pessoas. Com 26 municípios atingidos, esse foi considerado maiores desastres socioambientais da história do Brasil.

Seis mortos

A queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros que atuava em uma operação de resgate, em Ouro Preto, resultou na morte dos seis tripulantes. À bordo da aeronave estavam quatro bombeiros militares, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Corpo de Bombeiros de MG perdeu o contato com a aeronave Arcanjo 04, que realizava um atendimento na região de Ouro Preto, no final dessa sexta-feira (11/10). “Prontamente foram empenhados mais de 84 pessoas, entre bombeiros e demais agentes, cães de busca e aeronaves do CBMMG, PMMG e Força Aérea Brasileira”, informaram os bombeiros.

A equipe atuava em uma ocorrência envolvendo a queda de um monomotor na região de Ouro Preto. Na manhã deste sábado (12/10), os bombeiros continuavam o trabalho de remoção dos corpos das vítimas do local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?