Militar flagrado dando água a golpistas discutiu com vândalo; veja vídeo
Novas imagens divulgadas pelo GSI mostram o momento em que militar discute com golpista e impede novos atos de vandalismo
atualizado
Compartilhar notícia
As imagens do sistema de segurança do Palácio do Planalto mostram o momento em que o capitão do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, flagrado em outros vídeos dando água a golpistas, discute com outros deles e impede novos atos de vandalismo.
O militar trabalhava no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e, anteriormente, fazia parte da comitiva de viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do então vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos).
Confira:
Em outras imagens é possível ver o momento em que o capitão do Exército oferece água para os manifestantes que invadiram e vandalizaram a sede do Executivo no dia 8 de janeiro. O militar entra em uma sala e, em seguida, entrega as garrafas.
Veja:
Pereira é formado pela Academia Militar de Agulhas Negras e foi nomeado para compor a equipe do GSI em 2020. Entretanto, após os atos de vandalismos de bolsonaristas, o militar foi afastado do cargo pelo então ministro do gabinete, o general Gonçalves Dias.
Divulgação das imagens
Na quarta-feira (19/4), a CNN publicou imagens do sistema de segurança em que mostram o general Gonçalves Dias dentro das dependências do Planalto no dia 8 de janeiro. Após a divulgação dos vídeos, o militar deixou o cargo.
Com a repercussão negativa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na última sexta-feira (21/4) a quebra de sigilo das imagens realizadas pelo sistema de segurança do Planalto.
Em respeito à ordem, o GSI disponibilizou o acesso à íntegra das imagens do dia 8 de janeiro, que equivale a mais de 200 horas de gravação.